Londres: Oyster card!

Transporte em Londres? Oyster Card! 

Já adianto que: ônibus em Londres não aceita dinheiro, só o oyster! Agora sim posso começar a postagem hahaha.

É barato? Se converter para real, não. Se pensar no custo-benefício de Londres, talvez. Antes de viajar, eu pesquisei muito sobre Londres e descobri também a existência do oyster, porém, nenhum blog que pesquisei respondeu todas as minhas dúvidas sobre o tal cartãozinho. Pensando nisso, faço este post onde tentarei ao máximo tirar todas as dúvidas, tudo que não consegui encontrar para mim antes da viagem. 

Londres é divida por zonas, sendo assim, aconselho a ter uma ideia de quais zonas vocês visitarão no período em que ficarão em Londres, pois quanto maior a área de utilização mais caro fica o cartão. Eu criei uma lista de locais que eu pretendia visitar, antes da viagem. Junto, pesquisei em quais zonas ficava cada coisa então eu já sabia qual cartão comprar. 

Quando você chega na máquina de compra do cartão (se não me engano a máquina não aceita dinheiro, então é bom ter um VTM com a moeda local) tem opção de 7 dias, 15 dias e 1 mês, se bem me lembro. Eu comprei o de 1 mês, o tempo que fiquei em Londres, com abrangência da zona 1 à 3. A escola era na zona 1, a residência estudantil na zona 2, porém tinham locais que eu queria visitar que ficavam na zona 3. Bem, a máquina tem etapas da seguinte forma (ou mais ou menos da seguinte forma haha): tempo do cartão, zonas para usar o cartão e se é só para metrô ou metrô e ônibus. passadas estas etapas, é hora de inserir o vtm e pagar. 

Eu comprei o oyster zona 1 à 3, válido por 1 mês e não selecionei a opção metrô e ônibus, pois eu não pretendia pegar ônibus, já que só havia estudado o mapa do metrô hahaha, porém mesmo eu tendo só selecionado a opção metrô, ele funcionou no ônibus! (Acreditem ou não, teve uma greve no metrô de Londres e eu tive que usar o ônibus x_x). Está aí uma das minhas dúvidas: o oyster mesmo selecionado só para metrô, funciona no ônibus? Sim! Pelo menos o meu e o da minha melhor amiga funcionou no ônibus tranquilamente. Ah, e para ônibus funciona das zonas 1 à 6!

• Posso pegar metrô na zona 1 e descer numa estação da zona 6? Não! Se o seu oyster é zona 1 à 3 ou qualquer outra zona que não seja 6, não adianta descer numa estação em zona que seu oyster não cubra. Por que? Porque você bate o cartão na estação em que entra e bate na estação em que sai!

• Quantas vezes posso usar o oyster? Você pode usar quantas vezes quiser por dia, ele só vai expirar quando passar a validade que você selecionou para ele. 

Assim que você compra seu oyster, você ganha uma capinha para guardar ele :D

Agora, acho que uma informação que muita gente gosta de saber quando está pesquisando sobre viagem e tal: valor! Meu oyster de zona 1 à 3 com validade de 1 mês custou 149 libras. Se vocês converterem pro real vão querer chorar (minha mãe chora até hoje), mas se pensarem apenas no número e que lá vocês estarão com a moeda local talvez seja menos doloroso. Com 149 reais no meu cartão de passagem aqui no RJ eu não consigo nem ir e voltar da faculdade durante 1 mês! Que dirá me dar ao luxo de ir para outros lugares e quantas vezes eu quiser por dia. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário